Nesta era de BI & Analytics, a questão que surge na maioria das organizações é “Porque a estrutura e arquitetura dos dados é critica?”. As razões são simples, a maioria das organizações vão ter que lidar com mudanças radicais no mercado e como a tecnologia está sempre a desenvolver-se a uma velocidade exponencial, retirar valor dos dados e das análises também será um desafio critico.

Este crescimento vai continuar nos próximos tempos e se a organização opta por uma tecnologia que não se alinha com os requisitos dos dados, existe uma grande probabilidade de se traduzir num mau investimento. Uma boa estrutura para os dados que permite a uma organização mover-se de forma clara, deve ter em conta os seguintes pontos que ajudam as organizações a impulsionar um crescimento significativo.

 

Soluções de Real-Time

As organizações já possuem a tecnologia necessária para armazenar e processar os dados. O fator diferenciador está no quão rápido eles podem fornecer soluções analíticas para melhorar o processo de toma de decisão.

 

Soluções Big Data para Cloud

Com ajuda da internet of things (IoT) que contribui, e muito, para o aumento do volume de dados, as aplicações de IoT exigem que seja uma solução escalável e que consiga processar de forma eficiente um grande volume de dados. As vantagens de ser numa plataforma cloud já ganhou espaço junto das organizações e pela sua capacidade de escalabilidade contribui para que cada vez mais seja uma solução viável.

 

Aplicações de dados com capacidade Self-Service

Limpeza de dados, preparação de dados, soluções de Data associative Mining que estão a ser usados de forma continua com soluções, como Qlik (Qlik Sense), são soluções que estão a ajudar os business users a tornarem-se cada vez menos dependentes da equipa de desenvolvimento.  Esta tendência é evidente porque os restantes players do mercado estão a seguir a mesma estratégia.

 

Fonte: Analytics Insights