Procura otimizar o desempenho geral das suas aplicações Qlik Sense? Vamos revelar estratégias e “truques” avançados que podem transformar a experiência de data modeling e visualização de dados. Desde a otimização do script até à personalização de objetos com CSS. Estas técnicas são implementadas pelos nossos consultores e garantem a melhoria do seu fluxo de trabalho e a elevação de competências no Qlik Sense.
Data Modelling & Performance
Função Pick e Função Match
Ambas são funções condicionais: avaliam uma condição e retornam respostas diferentes dependendo do respetivo valor. As funções podem ser usadas no script de carregamento de dados e em expressões de gráfico.
- Função Pick
Sintaxe: pick(n, expr1[ , expr2,…exprN])
Qual o valor acrescentado? Permite-nos selecionar com eficiência um valor específico numa lista de opções com base num índice numérico. Num cenário em que é necessário escolher dinamicamente diferentes campos ou expressões com base em determinadas condições, a função Pick permite-nos fazer isso de maneira eficaz.
- Função Match
Sintaxe: match( str, expr1 [ , expr2,…exprN ])
Qual o valor acrescentado? Esta função compara o primeiro parâmetro com todos os seguintes e retorna a localização numérica das expressões correspondentes. Ajuda a encontrar a posição de um valor dentro de uma lista, permitindo comparações de dados poderosas e lógica condicional. A função é relevante para tarefas como validação de dados, onde se procura garantir que determinados critérios sejam atendidos antes de prosseguir com a análise ou o relatório.
Função AutoNumber:
Esta função pode ser usada, por exemplo, para criar uma representação de memória compacta de uma chave composta.
Sintaxe: autonumber(expression[ , AutoID])
Qual o valor acrescentado?
Esta função tem um valor significativo ao nível da:
- Integridade dos dados, por garantir que não existem entradas de dados duplicadas ou inconsistentes.
- Performance, por reduzir o overhead computacional que está associado ao tratamento de dados não numéricos e simplificar os esforços de modelagem de dados, aproveitando identificadores numéricos como chaves para associações.
Data Visualization
Imagens dinâmicas para gráficos personalizados
É possível representar dados através de uma imagem, ao invés de texto, indicador ou mini-chart. Tipicamente essa imagem seria um URL, mas existem formas de customizar, nomeadamente com recurso a Scalable Vector Graphic (SVG). Com este recurso, o utilizador pode descrever diferentes geometrias e cores, assim como a posição exata da imagem.
Valor acrescentado ao dashboard:
- Escalabilidade: As imagens SVG podem ser dimensionadas para qualquer tamanho sem perder qualidade;
- Interatividade: As imagens SVG oferecem suporte à interatividade, permitindo que os developers adicionem elementos interativos, como dicas de ferramentas, áreas clicáveis ou animações a gráficos personalizados;
- Performance: As imagens SVG são leves e podem ser manipuladas em tempo real sem afetar o desempenho.
Qlik Sense BeautifyMe
Esta extensão gratuita Qlik Sense, disponível no GitHub, permite uma elevada customização da aplicação, sem código e sem conhecimento especializado de CSS.
Tem um papel muito útil na personalização de:
- Configurações globais
- Folhas
- Painéis de filtro
- Objeto de texto
- Objeto de botão
- KPI
- Objeto de entrada variável
- Tabelas
- Containers
- Qualquer gráfico ou objeto específico
Qual o valor acrescentado para o dashboard?
- Economiza tempo: em vez de gastar tempo e esforços significativos a construir temas personalizados do zero, os developers podem aproveitar o BeautifyMe para aprimorar rapidamente a estética dos dashboards;
- Consistência: Ao padronizar a aparência das visualizações usando temas e estilos predefinidos, as organizações podem garantir uma experiência de utilizador coesa pelos diversos relatórios e dashboards;
- Colaboração: Como se trata de uma extensão de código aberto, promove a colaboração e partilha de conhecimento na comunidade Qlik. Este ambiente colaborativo incentiva a melhoria contínua e aumenta a qualidade e a variedade de opções de design disponíveis.
Conclusão:
Estas são apenas algumas “dicas” apontadas pelos nossos consultores. Se optar por implementar estas estratégias avançadas de data modelling e visualização no Qlik Sense não só consegue otimizar o desempenho dos seus dashboards, como também pode elevar as suas habilidades na utilização desta ferramenta analítica.
Teste estas técnicas e transforme a sua experiência de análise de dados!